Família Teixeira de Iguatu - Ceará

Autor: Daniel Arruda Teixeira
Última Atualização: 10-04-2010

Coronel Francisco Alves Teixeira

O Patriarca da Família Teixeira teve os seguintes Filhos:

 

Jose Elvécio Teixeira

Político Coronel da Guarda Nacional, era um senhor de muitas posses. Possuia uma indústria de algodão que mudou a construção da estrada de ferros Fortaleza-Crato. Faleceu cedo, por volta de 1928, devido a uma súbita queda do preço do algodão. Com seus filhos ainda pequenos, a riqueza foi herdada pelo seu cunhado Clodoaldo da Silva Barros. Hoje há uma igreja em Fortaleza com seu nome.
Casou-se com Adelaide da Silva Barros (Filha de Carlos Álvaro da Silva Barros, Português que veio pequeno para Fortaleza, montou uma padaria em Quixaramobim e finalmente comprou a fazenda Rocambole, perto de Iguatu), que veio a falecer logo depois do marido, em 1930, sua irmã Aurélia Barros Teixeira criou seus filhos.  Pais de:

Adelaide da Silva Barros Teixeira*

 

  José Barros Teixeira:  Falecido Jovem        
  Gerardo Barros Teixeira (Falecido em 15/09/2000, aos 77 anos). Casado com Herbênia Correia Teixeira   Paulo de Tarso Correia Teixeira    
  Tarciso Correia Teixeira    
  Gerardo Barros Teixeira Júnior    
  Marcelo Correia Teixeira    
Ana Karla Correia Teixeira Dubiela (Iguatu, ce - 22/04/1964) Jornalista e escritora, especialista, mestre e doutorando em Literatura pela UFC e UFF. an_karla@hotmail.com, Casada (17/02/1984) e separada de Vítor Dubiela (PR, Filho de Pedro Dubiela Júnior e Virgínia Valério Dubiela   Ilana Dubiela (Londrina, PR, 13/02/1992)

Luís Fernando Barros Teixeira (Fortaleza, 1924 - 2004). Comprou a fazenda Várzea do Lama junto com seu irmão Gerardo. Morou um ano lá, indo para Fortaleza devido as más condições de agricultura. Trabalhou com seu irmão Gerardo no Banco do Brasil. Foi morar novamente em Iguatu, perto do Mercado Municipal e permaneceu trabalhando no ramo do comércio.
Luís casou-se (Iguatu, 1945) com Franscisca Alves Assunção Teixeira (Dionéia) (Iguatu, CE, 29/06/1928 - 18/10/1989. Filha de Raimundo Procópio Assunção e Francisca Alves Assunção. Irmã de Julieta Assunção e Haroldo Assunção).

 


Luís Fernando, Dionéia e seus onze filhos. Foto do final da década de 80

 

Luiz Helvécio   George
  Cláudia
  Fábio
  Luciana
Mauro Régis Assunção Teixeira (Iguatu, CE, 05/10/47). Casado (12/04/75) e separado de Ana Margarida Furtado Arruda (Baturité - 07/07/1950, filha de Miguel Edgy Távora Arruda e Maria Adelina Furtado Arruda ) Jana Arruda Teixeira (Fortaleza - 22/02/1977). Fotógrafa e Pedagoga pela Unifor.
Daniel Arruda Teixeira (Fortaleza - 21/02/1980). Médico patologista e residente de Radiologia pela Unicamp. Tenente da reserva do Exército, residente em Campinas SP.
*Autor desta página*
Liana Arruda Teixeira (Fortaleza - 10/02/1982) Psicóloga pela Unifor. Casada com Robston Medeiros.


 Pedro Augusto
(Fortaleza - 15/05/2006)

Carlos Raimundo    
Sílvio Francisco Assunção Teixeira   Larissa
Denice   Gustavo
Lorena
Fábia   Daniel
Aline
Zânia    
Márcia    
Maria Eli   André
Adriano
Fernanda   Rebeca
Saulo, Engenheiro
Márcio, Engenheiro
Aurélia   Fernanda
  Denise Barros Teixeira, casada com o Major Lavour. Pais de:   Mauro    
  Lavour    
  Denise    
  Adelaide    
  Ebi    
  Eda    
  Adelaide Barros Teixeira. Mãe de   Zé George    
  Cláudio. Médico.    
  Francisco Alves Teixeira Neto. Pai de:   José Elvécio    
Francisca Rocilda Castelo Teixeira (Fortaleza). Funcionária aposentada do INSS e professora de Espanhol. Residente em Curitiba PR Éverton. Advogado da Brasil Telecom
Aline. Graduada em ciências contáveis pela UFPR. Trabalha no HSBC.

 

Joel Teixeira

 

Lafaiete Teixeira

Maestro que tocava vários instrumentos e iniciou seu sobrinho Humberto Teixeira na música.

 

João Euclides Teixeira

Casou-se com Lucíola Cavalcanti de Albuquerque Teixeira. Pais de:

Humberto Cavalcanti Teixeira (Iguatu, 05/01/1915 - Rio de Janeiro, 03/10/1979)

Aos 6 anos, aprendeu a tocar musete - versão francesa da gaita de foles. Aprendeu também flauta e bandolim. O seu tio Lafaiete Teixeira, foi o responsável pelos seus primeiros ensinamentos musicais, era maestro e tocava vários instrumentos.
Aos 13 anos, depois de ter editado sua composição Miss Hermengarda, tocava flauta na orquestra que musicava os filmes mudos no Cine Majestic de Fortaleza. Aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, aos 18 anos, em 1934, foi premiado com Meu Pecadinho pela revista "O Malho" num concurso de música carnavalesca.
Abandonou o curso de Medicina e em 1943, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Nesta época já tinha composto sambas, marchas, xotes, sambas-canções e toadas. Em 1944, teve gravada a primeira música, em parceria com Lírio Panicalli, o samba apoteótico Sinfonia do Café, cantado por Deo. Compôs Kalu, para a cantora Dalva de Oliveira e Adeus, Maria Fulô, com Sivuca, para Carmélia Alves.
Em Agosto de 1945 conheceu  Luiz Gonzaga. Em conversa animada surgiu a intenção de valorizar o ritmo nordestino, onde o xote e o baião tinham prioridades. Surgiu o primeiro sucesso da dupla, denominado No Meu Pé de Serra. Asa Branca foi lançada em 1947 (Eleita em 1997 como a segunda canção brasileira mais marcante do século XX pela Academia Brasileira de Letras, atrás apenas de Aquatela do Brasil.

Humberto Teixeira elegeu-se deputado em 1954 com cerca de 12 mil votos. Teve destaque na Câmara Federal, quando do seu empenho na defesa dos direitos autorais. Conseguiu aprovar a Lei Humberto Teixeira, que permitia maior divulgação da música brasileira no exterior, através de caravanas musicais financiadas pelo Governo Federal.
Eleito por três anos consecutivos o melhor compositor do Brasil, de Humberto Teixeira se disse:
O Doutor do Baião, quebrando rotinas e cânones, imprimiu novos rumos à seresta nacional. Com o baião, fincou-se um novo marco na evolução da música popular brasileira.
Em sua homenagem e reconhecimento, foi batizada com seu nome a Rodovia CE-021(que liga Iguatu a Fortaleza), a Agência do banco do Nordeste do Brasil de Iguatu e o Centro Cultural Iguatuense.

Casou-se com Margarida Pólis Teixeira (Bauru, SP. Pianista). Pais de:

 

Denise Bittencourt Teixeira (Denise Dumont) (Rio de Janeiro, 20/03/1955). Atriz, participou de diversas novela e filmes no brasil. Atualmente reside em Nova Iorque.
De sua união com Cláudio Marzo, nasceu Diogo.
Atualmente casada com Matthew Chapman (Roteirista Inglês, bisneto de Charles Darwin), pais de Anna Bella.

Diogo Marzo
Anna Bella Charles Darwin Teixeira Chapman

.


*Adelaide da Silva Barros tinha como irmãos:
-Julieta: casada com Emanuel Matias Costa
--------Italo Renato de Barros Costas: 73 anos, Médico.
-Laura
-Isaura
-Hilda
-Adalberto
-Clodoaldo: Casou-se com Maria Emília Correia. Foi morar no Rio de Janeiro (Bairro da Glória). Faleceu há 15 anos. Pai de:
---Silvio: Faleceu muito jovem em um acidente de carro em 1954.
---Carlos Maurício: montou uma indústria cinematográfica no Rio. Falecido em 2007.
--------Carlos Maurício Barros Filho: Paulista, 55anos, viveu principalmente no Rio. Residente hoje em Barbacena MG. Pai de:
........................Marcella Barros: Nascida em 1981, administradora e MBA em Administração hoteleira. Reside no Rio.
........................Rossana Barros. Nascida em 1983, estudante de direito.
.--------Silvia:
-Otília
-Elisa
-Alda
-Ismael: Foi para o Amazonas tendo um filho com uma índia, morreu ao retornar ao Ceará.
-Cristina: Famosa por sua beleza, apaixonou-se contra a vontade da família, sendo expulsa de casa. Faleceu ao voltar, durante um incêndio.


Estou colocando fotos de todos os integrantes da Família Teixeira de Iguatu.
Se você faz parte da família, envie sua foto ( em qualquer formato e tamanho) que eu coloco na página!!
Você faz parte da família ou procura um parentesco, fale comigo! mande atualizações!!

Informações relevantes para os integrantes da família:
Dados úteis para inclusão na página da família Teixeira de Iguatu:

1. Nome Completo
2. Local e data de nascimento
3. Profissão (com faculdade em que se graduou ou está graduando)
4. Residência atual
5. nome completo do marido (ou esposa), com local/data do nascimento, foto e nome completo dos pais.
6. local e data de casamento
7. local e data de falecimento
9. Foto ( em qualquer formato ou tamanho)
10.Página pessoal se existir
11.E-mail (e se deseja publicar)


Mande para o autor via e-mail (artedan@yahoo.com)

Volte para página dos Arrudas de Baturité